EXAMES GENÉTICOS

Para mais informações em relação aos exames e instruções de coleta entre em contato com a nossa clínica pelo telefone

(45) 9 9151-1688

contato.jpg

A clínica Gênica oferece exames genéticos para diversas especialidades médicas. A identificação de alterações genéticas em pacientes com sintomas ou histórico familiar é importante para confirmação do diagnóstico, orientação da conduta terapêutica e preventiva e aconselhamento genético da família.

Cardiologia:

Os exames genéticos na cardiologia são ferramentas importantes principalmente na confirmação de um diagnóstico em casos de condições cardíacas hereditárias como hipercolestecolemia familiar, miocardiopatias hereditárias (como miocardiopatia dilatada, miocardiopatia hipetrófica, e cardiomiopatias sindrômicas associadas a outras malformações como espectro da Síndrome de Noonan e outras Rasopatias), arritmias hereditárias (como a Síndrome de Brugada, a Síndrome do QT longo e outras), risco aumentado de morte súbita e outras.

Sendo identificada mutações patogênicas é imprescindível o rastreamento dos familiares mesmo que não apresentem qualquer manifestação da doença para que sejam tomadas medidas preventivas e orientações aos riscos de recorrência.

Genética Médica:

Nós temos centenas de exames para o diagnóstico de diversas síndromes genéticas como por exemplo a Fibrose Cística, a Acondroplasia, Prader-Willi, Angelman entre outras. O diagnóstico preciso e precoce de doenças genéticas, realizado a partir da análise do DNA, tem influência na decisão terapêutica, em medidas preventivas no desenvolvimento de algumas manifestações e no aconselhamento genético. Por vezes, os sintomas não são suficientes para definir o mecanismo de causa, sendo comum o desafio de escolher um entre diversos diagnósticos diferenciais. Para isso, disponibilizamos, além dos exames para síndromes pontuais, painéis genéticos direcionados para grupos de doenças além de assessoria pronta para auxiliar na escolha do melhor teste para cada caso.

Hematologia:

Doenças hematológicas, como trombofilias, distúrbios da coagulação e anemias podem ser causadas por mutações genéticas e podem ser investigadas por exames pontuais ou painéis genéticos envolvendo vários genes.

Na oncohematologia a investigação genética também é importante para confirmar um diagnóstico, estabelecer o prognóstico,  direcionar o tratamento mais adequado e também para detectar eventual recorrência da doença. Entre as dezenas de exames disponíveis estão o Cariótipo para doenças hematológicas, FISH para pesquisa de diversas alterações genéticas presentes em leucemias, linfomas e mielomas, pesquisa de rearranjos (como o BCR/ABL e o PML/RARA) e mutações.

Imunologia:

As imunodeficiências primárias são na maioria das vezes congênitas e hereditárias. Os indivíduos afetados estão predispostos a infecções recorrentes e graves e a quadros associados à imunodesregulação, como doenças autoimunes, processos inflamatórios crônicos e malignidades. O diagnóstico e o tratamento precoce destas doenças são essenciais para a sobrevida e a prevenção de complicações. Nós oferecemos um portfólio de dezenas de painéis relacionados a imunodeficiências como o Painel para defeitos da imunidade inata, Painel genético para Imunodesregulação e autoimunidade, Painel para doença inflamatória intestinal precoce, entre outros.

Neurologia:

Condições como o autismo, deficiência intelectual, convulsões e outros distúrbios neurológicos estão muitas vezes associados a alterações genéticas. A clínica Gênica disponibiliza diferentes tecnologias para investigação, desde o Cariótipo (que permite a análise numérica e estrutural de todos os cromossomos), o Array-CGH (que avalia pequenos ganhos e perdas de material genético) até o Sequenciamento de Nova Geração (NGS), seja de regiões específicas do DNA ou mesmo do Exoma e até do Genoma completo. Também disponibilizamos diversos painéis de investigação como o Painel genético para Alzheimer, Painel genético para Demência e Parkinson, Painel genético para erros inatos do metabolismo entre outros.

Teste farmacogenético para Sistema Nervoso Central traz informações sobre como os medicamentos agem normalmente no paciente, quais vão precisar de ajustes de doses e quais possuem maiores chances de efeitos colaterais.

Oncologia:

Os testes genéticos em Oncologia são importantes aliados desde o estabelecimento do diagnóstico e prognóstico até a escolha mais favorável da terapêutica. Além disso são essenciais para a investigação de mutações somáticas em indivíduos com história familiar positiva para determinação de risco e formas de prevenção.

Oncotype

Oncofoco

Guardant Health

Foundation ONE e Foundation ACT

Testes para confirmação do diagnóstico e determinação do tratamento:​

• Instabilidade de Microsatélite - Parafina

• Estudo molecular da mutação do gene NRAS

• Mini Painel Genético Tumoral

• Estudo molecular ampliado da mutação do gene KRAS

• ​Estudo do padrão de metilação do promotor do gene MGMT

• Instabilidade de Microsatélite - Parafina

• Painel genético de Tumor colorretal

• FISH para pesquisa de amplificação de HER-2

Testes para detecção de mutações somáticas:

• Painel Genético de Câncer Hereditário

• Painel Genético de Câncer de Mama e Ovário Hereditário

• Painel Genético de Câncer Gastrico Hereditário

• Painel Genético de Câncer Colorretal Hereditário

• Painel Genético de Melanoma Hereditário

• Painel Genético de Feocromocitoma

• BRCA1 e/ou BRCA2, Pesquisa de mutações por sequenciamento e/ou Análise de duplicações e inserções por MLPA

• Painel de 3 mutações em BRCA1 e BRCA2 (Judeus Ashkenazi)

• Pesquisa de mutação familiar específica

• MLPA do gene APC

Reprodução Humana e Pré-natal:

A análise genética de casais inférteis ou com abortamentos de repetição já faz parte da rotina de investigação de casos idiopáticos e é essencial para um aconselhamento correto em relação às alternativas reprodutivas do casal.

A investigação genética pode se iniciar antes mesmo do nascimento, no início da gestação, e é indicada em casos onde há um risco aumentado para alterações. Nos casos de infertilidade e nos abortamento de recorrência também é importante a investigação genética do casal para o processo de reprodução assistida e aconselhamento genético.

• Cariótipo com banda G, sangue periférico

• Cariótipo fetal com banda G, sangue de cordão umbilical

• Cariótipo com banda G, líquido amniótico

• Cariótipo com banda G em vilo corial